Cachaça No Casamento Vale a Pena ?

Cachaça no casamento

Cachaça No Casamento Vale a Pena ? A cachaça é um destilado ainda muito descriminado pelo seu próprio país de origem. Portanto, muitas pessoas quando vão fazer sua festa de casamento, evento corporativo ou até mesmo aniversário, se perguntam Cachaça Vale a Pena?

Vamos desmistificar alguns preconceitos sobre nossa Cachaça ! Em primeiro muitas pessoas tem aversão a bebida local, pensando que a mesma tem baixa qualidade. Por outro lado, nossa cachaça está cada dia mais presente nos bares de casamento, eventos corporativos, formaturas e festas de aniversários. E temos muitos coquetéis com a base de cachaça conquistando o público, o principal é a queridinha Caipirinha . Em conclusão, vamos ajudar você escolher uma cachaça boa para sua festa de casamento.

Uma Breve História sobre a Cachaça

De acordo com o historiador Luís Câmara Cascudo (1898-1986), o primeiro registro da fabricação da cachaça ocorreu em 1532, em São Vicente. O engenho onde se fabricava era um complexo social que reunia 4 mil pessoas.Ou seja, desde essa época já havia festejos, casamentos, batizados, aniversários, festas religiosas, … Como resultado a cachaça como a ser percebida pela elite saindo da Senzala e indo para a Casa Grande.

Além disso o Envelhecimento da cachaça veio calhar com a corrida do ouro no século XVII, o deslocamento rotineiro dos fabricantes de suas cidades, acabavam por transportar as cachaças em barris de madeira. E o movimento das carroças juntamente com o tempo de armazenamento, começaram a notar sabores e aromas mais complexos. Querida hoje em dia em todas as classes sociais. Mas porque ainda tem pessoas com preconceitos para contratar a cachaça na sua festa de casamento? Resumindo, vamos provar que a Cachaça é um dos melhores destilados do Mundo.

3 Motivos para ter a cachaça no seu casamento?

Em primeiro lugar, no nosso país tudo que se planta nasce, então o nosso terroir é perfeito para o plantio da cana de açúcar. Portanto, a matéria prima tem uma ótima qualidade.

Em segundo lugar, diferente dos outros destilados espalhados pelo mundo que o envelhecimento é feito somente com madeira carvalho com raríssimas exceções.

3- Em terceiro lugar, a cachaça pela sua diversidade, podemos encontrar diversos tipos de bebidas e consequentemente preços diversos. podendo variar entre R$ 20 até R$ 800.

Em conclusão, a cachaça tem catalogada diversos tipos de madeiras para envelhecimento, que dão as mais diversas propriedades e aromas complexos.

16 Tipos de Madeiras Para Envelhecimento da Cachaça

Amburama- Na mesma linha do carvalho, a Amburana baixa a acidez e o teor alcoólico, deixando a cachaça mais suave, macia, com aroma e sabor levemente adocicado, frutado com toques de especiarias que remetem à madeira, com a cor amarelada.

Amendoim- A mais nobre das madeiras brasileiras próprias para envelhecimento da cachaça ou aguardente. Confere poucas alterações em suas características naturais, pois preserva a cor, sabor e aroma da cana, mantendo o caráter e a integridade da bebida. Ou seja, baixa um pouco a acidez e o teor alcoólico, deixa uma cor amarela clara, suave, quase imperceptível.

Angelim-Araroba- Tem a cor Amarela, a cachaça dando-lhe o gosto acentuado da madeira.

Angico- Costuma ser amarelada, com notas de vegetais e cereais.

Araribá- Notas Intensos de florais, minerais e frutadas.

Bálsamo- Resulta em tom amarelo (dourado claro), aromas marcantes e com sabor forte amadeirado.

Carvalho Americano- A cachaça envelhecida em carvalho americano possui coloração dourada, aromas de baunilha e coco, sabor suave e buquê aromático complexo.

Carvalho Europeu- Proporciona coloração âmbar, aromas e sabores intensos característicos de amêndoas, madeira tostada e taninos.

Castanheira- Suave e Doce lembra muito o Carvalho europeu, com notas de amêndoa. A Cor é amarelo claro.

Freijó- Resulta numa cachaça com cor amarelada, e levemente amarga, corpo médio, acidez suave.

… Sempre bebo a pinga Porque gosto dela, Bebo da branquinha, Bebo da amarela, Eu bebo no copo, bebo na tigela, Bebo temperada com cravo e canela, Seja em qualquer tempo vai Pinga na goela…

Grápia- Reduz a acidez e o teor alcoólico da cachaça, deixando-a suave e macia, levemente amadeirada, semelhante àquela armazenada no carvalho curtido.

Ipê- Madeira que transforma muito a cachaça e recebe tom alaranjado, forte e de maciez acentuada.

Jatobá- Aproxima-se do carvalho europeu. Reduz a acidez, deixando-a macia, levemente adocicada, com cheiro e sabor próprios.

Jequitibá- Tão nobre quanto o amendoim para o envelhecimento da cachaça, o Jequitibá-Rosa – Elimina o leve gosto de bagaço de cana, reduz a acidez da aguardente, amacia, além disso preserva o aroma e sabor original e mantém a cor da cachaça quase original, bem clara.

Louro-Canela- Bebidas doce e intensa com notas de flores e frutas. A cor que predomina é o amarelo.

Pau-Brasil- A bebida fica mais avermelhada e com amargor juntamente com a doçura o que espera de madeira super nobre.

Pesquise a cachaça para sua festa de casamento e se surpreenda com seus sabores.

Tipos de Cachaça Brancas

Armazenadas em Inox ou Madeiras que não transferem as cores;

  • Amareledas- Armazenadas em barris de madeiras para ganhar cor somente não alterando sabor e aroma;
  • Armazenadas- Cachaça descansa nos barris de 1 mês a 3 anos;
  • Envelhecidas- Quando 50% da bebida é armazenada pelo menos 1 ano em barris de até 700 litros.
  • Premium- Quando 100% da bebida é armazenada pelo menos 1 ano em barris de até 700 litros;
  • Extra Premium- Quando 100% da bebida é armazenada pelo menos 3 anos em barris de até 700 litros;
  • Reserva Especial- Quando se faz um blend de madeiras ou foge dos padrões convencionais no Estado de Minas Gerais por conta de uma lei pode apresentar essa Nomenclatura.

Receitas com Cachaça para seu Casamento

Abaixo segue algumas Receitas com Cachaça para impressionar seus convidados:

Hibiscus

INGREDIENTES:   

  • 50ml de dose de Cachaça Ouro
  • 15ml de Xarope de Hibiscus
  • 25ml de suco de limão

MODO DE PREPARO: Pegue uma coqueteleira bata todos os ingredientes e coe para um copo de long drink com gelo.

Tropical Cocktail

INGREDIENTES:       

  • 50ml de dose de Cachaça Ouro
  • 20ml de Triple Sec
  • 25ml de suco de limão siciliano
  • 60ml de suco de tangerina
  • 15 ml de xarope de açúcar
  • 01 talo de Capim Santo

MODO DE PREPARO:  Macere o talo de capim santo com o xarope de açúcar e o suco de limão siciliano em uma coqueteleira. Acrescente o triple Sec e a cachaça. Bata com gelo em seguida faça uma coagem fina em um copo longo e completa como suco de tangerina. Decore com capim santo.

Cachaça Mule

INGREDIENTES: 

  • 50ml de dose de Cachaça Ouro
  • 70ml de Xarope de Gengibre
  • 20ml de suco de limão Cravo
  • Espuma de Capim Santo

Os coquetéis com cachaça vão dar muita nacionalidade e sofisticação no bar da sua festa de casamento. Imagine aquele boteco chique na sua festa. E todos felizes lembrando dos coquetéis e tornando esse dia Inesquecível.

Segue outras Receitas de Coquetéis Afinal Ninguém faz Amigo Bebendo Leite Se Quiser Esses Coquetéis e Outros

No Seu Evento FAÇA UM ORÇAMENTO

Instagram: @drinklandia Facebook:/drinklandia

3 comentários sobre “Cachaça No Casamento Vale a Pena ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *