19 Famílias dos Coquetéis

Drinklandia Bartenders

Os coquetéis são classificados de acordo com as modalidades, finalidades, categorias e grupos ou família.

MODALIDADES

  • Montados: Feitos nos próprios copos em que são servidos. Alguns exigem habilidade do profissional, pois seus ingredientes não devem se misturar, apenas ser montados uns sobre os outros (cores diferentes). As bebidas com uma densidade maior devem ser colocadas no início do coquetel. Ex.: B-52, Brain Hemorrage, etc.
  • Batidos: A diferença na densidade dos ingredientes faz com que esses coquetéis tenham que ser batidos na coqueteleira (shaker) ou no liquidificador para que os ingredientes se misturarem uniformemente. Ex.: Blue Margarita (Veja a Receita) , Caipirinha (Veja a Receita), etc.
  • Mexidos: Usa-se o copo misturador (mixing glass) e a colher bailarina. Esse tipo de coquetel é sempre feito com bebidas de densidades parecidas, devem ser servidos gelados em taça de coquetel, mas sem gelo. Ex.: Negroni (Veja a Receita)

CATEGORIAS

  • Short Drinks: Que são servidos em copos pequenos como cálice, taça de coquetel, copo old fashioned. Os short drinks secos e/ou ácidos são aperitivos. Os short drinks doces e/ou cremosos são digestivos. São os verdadeiros coquetéis.
  • Long Drinks: São refrescantes, feitos com água, soda, sucos, refrigerantes, ou espumantes e servidos em tumbler longos, normalmente com muito gelo. Não deve ser oferecida antes ou depois das refeições, somente se o cliente solicitar. São ótimos para os dias quentes, na praia ou piscina, após a prática de esporte e em festas.
  • Hot Drinks: São feitos com bebidas quentes como café, chás, chocolates e água e servidas com ou sem álcool. São estimulantes, revigorantes, normalmente servidos no inverno e em copos de vidro refratário e com alças.
  • Frozen Drinks: São feitos no liquidificador, com bebidas destiladas, licores, gelo, sorvete, bolachas ou leite condensado. O ideal é que fique com uma textura cremosa e lisa, sem pedaços de gelo no meio.

FINALIDADE DOS COQUETÉIS

Estimulantes do apetite

Tem por finalidade estimular o apetite, com sabor amargo ou ácido. Geralmente são servidos antes das refeições. Preparados com destilados, Bitters, Vermouths, Licores, pequenas quantidades de açúcar e, eventualmente, completado com sucos de frutas ácidas ou bebidas secas.

Estimulantes Digestivos

Tem por finalidade auxiliar o metabolismo dos alimentos durante o processo de digestão, devido ao seu grau alcoólico. Geralmente são servidos após as refeições e ao café. Preparados com Licores, alguns destilados e outras bebidas alcoólicas, cremes, sucos e bastante açúcar.

Coquetéis Nutritivos

Tem por finalidade completar os valores calóricos do organismo, pois levam em suas composições ingredientes ricos em calorias. Preparado com Vinhos, aperitivos, ovos, cremes e frutas.

Refrescantes

Geralmente são servidos fora do horário das refeições, sendo preparados com destilados, Licores, Bitters, sucos, água gaseificada, refrigerantes e muito gelo, com copo Long Drink.

Estimulantes físicos

São coquetéis quentes indicados para climas frios. Compostos por bebidas destiladas, água ou café quente e condimentos especiais.

Grupos e família dos Coquetéis

  1. Cobblers: Preparados à base de Vinho, Brandy ou Whisky, frutas, açúcar, suco de limão, gelo e Licor de Curaçau. São servidos em copos Long Tumbey.
  2. Coollers: Preparados à base de Sidra, Ginger-Ale ou outro refrigerante, açúcar, gelo e suco de limão. São servidos em copos Long Tumbey e decorados com pedaços de frutas.
  3. Crustados: Preparados à base de um destilado, suco de limão, Curaçau, açúcar e gelo. São servidos em taças de coquetel, com a borda crustada.
  4. Cups: Preparados à base de Vinho Branco de mesa ou Espumante, xarope de framboesa, Licor, Curaçau, frutas picadas, gelo, suco de laranja ou soda. Semelhantes ao Ponche, são preparados em grandes quantidades, em uma poncheira, e servidos em taças de Champagne.
  5. Daisys: Preparados à base de Brandy, Gim, Rum, Whisky e outras Aguardentes, Ginger-Ale, Xarope de Orgeat, limão, soda e gelo. São servidos em copos Long Tumbler
  6. Punches: Preparados à base de Vinho, Champagne, Rum, Brandy e outras bebidas, frutas da época picadas, suco de limão, suco de laranja, etc. Podem ser servidos quentes ou frios.
  7. Sangarees: Preparados à base de Cerveja, Vinho ou outras bebidas, açúcar, gelo, água, etc.
  8. Collins: Long Drink montado, preparado com suco de limão, açúcar, club soda e o destilado. Ex.: Tom Collins.
  9. Egg nogs: Coquetéis nutritivos feitos à base de leite, açúcar, ovos, canela ou noz moscada e às vezes vinhos fortificados. Podendo ser frios ou quentes. Ex.: French Egg Hot, Boston Egg Nog.
  10. Fizzes: “Fizz” = Efervescência. Preparados com açúcar, limão, soda e muito gelo. Os ingredientes devem ser batidos e completados com soda. São tônicos, calmantes e muito refrescantes. Ex.: Ramos Gin Fizz (Veja a Receita) .
  11. Flips: Muitos nutritivos, feitos a base de gema de ovo, vinhos generosos e as vezes açúcar e pulverizados com noz moscada ou canela. Ex.: Porto Flip.
  12. Grogs: São servidos quentes. Feitos com água fervendo, açúcar e rodela de limão espetados com cravo e sobre o limão coloca-se o destilado e ateando fogo em seguida. Geralmente os destilados são da família do brandy. Ex.: Grog de Calvados ou Grog de Kirsch. High balls: Long Drink, bebida destilada com gelo completado com soda ou ginger ale e um zest de limão. Ex.: Scotch highball.
  13. Juleps: Long Drink, feito com hortelã macerada com açúcar servido com qualquer um destilado, geralmente whisky e gelo picado. Ex.: Mint Julep.
  14. Pousse café: Preparado com licores, destilados e xaropes. A densidade das bebidas é importante pois são feitas em camadas e não devem se misturar. Ex.: Sex on the Beach (Veja a Receita) . .
  15. Sling: Long Drink preparados com limão, açúcar, um destilado, um licor e completados com soda. Ex.: Singapore Sling.
  16. Smashes: Smash = esmagar. Se preparam em copo old fashioned com hortelã esmagada com açúcar acrescido de gelo, um destilado e decorado com rodela de laranja, cereja e casca de limão. Ex: Rum Smash.
  17. Sours: Sour = ácido. Sempre batidos com um destilado, suco de limão e açúcar e às vezes com um pouco de clara de ovo. Ex.: N.Y. Sour (Veja a Receita)
  18. Frappee: Feitos com gelo moído e servido, geralmente em taça de conhaque com um licor.
  19. Tiki : Família de drinques originária do Havaí e da Polinésia. De maneira geral, têm perfil frutado e tropical, com apresentações coloridas cheias de elementos que beiram o cafona, com glassware bem diferenciado. Ex.: Mai Tai.

Aprenda mais sobre Coquetéis Acesse nosso BLOG Quer o Melhor Open Bar no seu evento Faça Seu Orçamento JÁ Instagram: @drinklandia

Um comentário sobre “19 Famílias dos Coquetéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *