Jack Daniels Tudo Sobre o Whisky

Jack Daniels

Jack Daniels o whisky que você irá aprender tudo sobre nesse post e primeiramente é que ele não é simplesmente um whisky. Portanto, é como se você estivesse bebendo goles de pura história. Em outras palavras, o gosto é suave e seco, o cheiro é inconfundível e a garrafa quadrada com rótulo preto um verdadeiro ícone americano. Todo bom apreciador de uísque deve ter ao menos um JACK DANIELS em seu bar ou como uma referência de bebida de qualidade. Vamos mostrar a história do uísque mais cultuado do mundo.

Dados Jack Daniels 2017

  • Origem: Estados Unidos
  • Fundação: 1866
  • Fundador: Jasper Newton Daniel
  • Sede mundial: Lynchburg, Tennessee
  • Proprietário da marca: Brown-Forman Corporation
  • Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)
  • Valor da marca: US$ 4.352 bilhões (2012)
  • Presença global: + 130 países
  • Presença no Brasil: Sim
  • Funcionários: 400
  • Segmento: Bebidas alcoólicas
  • Concorrentes diretos: George Dickel, Jim Beam, Makers Mark e Southern Comfort
  • Ícones: A tradicional garrafa quadrada
  • Slogan: Lives here.
  • Website: www.jackdaniels.com

A HISTÓRIA DE JACK

A História Jack Daniels é unanimidade, muitos o considera o melhor uísque já produzido no mundo, preferido de 09 entre 10 roqueiros, principalmente na geração mais furiosa do rock, é quase um símbolo de status e estileira rock’n’roll. Caminhou junto fora dos holofotes nos bastidores, hotéis e bares enlouquecidos em todos os momentos que marcaram o velho chavão (sexo, drogas e rock and roll).

Também pode se dizer tranquilamente que Jack Daniels é sinônimo de bom gosto, para quem aprecia um bom destilado, porque somente um entendido no assunto saber reconhecer a diferença de seu sabor e o prazer de seu efeito quando moderadamente apreciado. Jasper Newton Daniel, que tinha o apelido de Jack, nasceu em setembro de 1846, sendo o décimo filho de uma família muito numerosa.

Ainda adolescente, aprendeu o processo de destilação e elaboração do uísque com Dan Call, um pastor luterano proprietário de uma destilaria próxima ao Rio Louse. Dan preparava as bebidas com um sistema que por meio do carvão vegetal da árvore Maple, levava mais dias para adoçar o uísque. O processo era comum no estado do Tennessee, mas os proprietários ficavam insatisfeitos com a demora e os gastos extras.

A AQUISIÇÃO DA DESTILARIA

Jack comprou a destilaria no ano de 1860 com apenas 13 anos de idade. Rapidamente, com a ajuda de seu primo Button, começou a distribuir uísque em carroças até o estado do Alabama, onde vendiam a bebida aos homens que lutavam na guerra entre os estados. Seis anos depois, para fugir das altas tributações do governo por atuar na clandestinidade, Jack resolveu registrar sua destilaria, localizado no condado de Moore na cidade rural de Lynchburg, criando assim a mais antiga destilaria registrada do país. O produto era vendido em garrafas com tampa de cortiça.

Para destingir seus uísques dos demais, Jack colocou um rótulo em suas garrafas, sendo o primeiro relato de publicidade feito por uma destilaria. Durante os anos de 1880, a pequena destilaria se tornou uma das maiores do estado do Tennessee e poderia ter se tornado ainda maior se não fosse à recusa de Jack em não moer mais de 99 cestos de milho por dia para evitar que o governo mantivesse um fiscal de renda na destilaria. E assim, apenas oito barris de uísque gotejavam do alambique por dia.

Porém, não demorou muito para assistir seu uísque alcançar sucesso no mundo, ganhando vários prêmios internacionais, como por exemplo, a medalha de ouro na Feira Mundial de St. Louis, em 1904, competindo contra outros 20 uísques do mundo inteiro. O destino da destilaria iria mudar em 1911. Sem conseguir lembrar a combinação para abrir o cofre da empresa, com raiva, Jack o chutou. O impacto quebrou-lhe um dedo do pé, contusão que evoluiu para uma septicemia, infecção que o teria levado à morte. Com seu trágico falecimento, a destilaria foi deixada como herança para seu sobrinho, Lem Motlow.

JD x
Mr. JACK

LEI SECA E O WHISKY

Devido à lei seca instituída nos Estados Unidos – a lei começou dez anos antes no estado do Tennessee e se estendeu por mais alguns anos depois de revogada – a destilaria ficou proibida de produzir seu principal produto. Para não interromper a produção, ele transferiu a destilaria para as cidades de St. Louis e Birmingham nos primeiros anos da lei seca. Porém, sua intenção de driblar a lei não teve êxito, pois não contava com as águas da nascente de uma caverna perto de Lynchburg, que faziam do produto um uísque único.

O jeito foi diversificar os negócios durante o período da proibição, investindo em propriedades e no comércio de mulas. Retomou as atividades em 1938 e produziu o uísque até 1942, quando a destilaria foi proibida pelo governo americano de fabricar o produto em virtude da Segunda Guerra Mundial. Quando o governo suspendeu a proibição em 1946, impôs uma cláusula em que a produção só poderia ser feita utilizando grãos de milho de qualidade inferior.

Lem Motlow, não aceitando baixar a qualidade de seu uísque, se recusou a produzi-lo até 1947. Com a sua morte nesse mesmo ano, a destilaria passou para as mãos de seus quatro filhos, Reagor, Robert, Daniels e Connor. Os quatros irmãos aumentaram sensivelmente a produção, mas nunca sequer abrindo mão da tradicional qualidade do uísque, e investiram em publicidade, utilizando principalmente o slogan criado por Mr. Jack: Every Day we make it, well make it the Best we can (a cada dia faremos bem melhor do que pudermos, em tradução livre).

Nos anos 50, a taxação sobre a bebida estava altíssima, eram pagos US$ 10.50 por barril antes mesmo que o uísque fosse vendido, levando a destilaria a uma situação financeira delicada.

VENDA PARA BROWN-FORMAN

Em 1956, os irmãos resolveram vender o negócio para a Brown-Forman Company of Louisville, tradicional empresa fundada em 1870, e que manteve a mesma qualidade que fizeram de JACK DANIELS tão famoso no mundo até os dias de hoje, além de expandir a marca para outros mercados mundiais, lançar novas variações do tradicional uísque e estender a marca para outras categorias de produtos.

O aniversário do criador do famoso Old n° 7 é comemorado todos os anos durante o mês de setembro, quando geralmente a marca lança no mercado produtos, edições especiais e promoções. O motivo da longa celebração: não se sabe ao certo o dia exato em que Mr. Jack nasceu, já que um incêndio no cartório de sua cidade, Lynchburg, destruiu todos os registros ali armazenados.

Mas, para um ícone americano como ele, um só dia não seria mesmo o suficiente para celebrar. JACK DANIELS deve muito de sua fama, engrossada pelos inúmeros mistérios e lendas que cercam sua história, aos roqueiros, músicos e atores. Bob Dilan, Eric Clapton (existe uma capa de um de seus discos onde aparece uma fotografia de uma garrafa de Jack), Keith Richards dos Rolling Stones, Axel Rose e atores de cinema como John Deep foram ou são fanáticos pelo tradicional uísque, que se tornou um símbolo do Rock and Roll. Frank Sinatra, não fazia nenhum show se não estivesse acompanhado por uma garrafa do Velho Jack.

CURIOSADADES SOBRE JACK DANIELS

O rótulo e seus mistérios: Não se sabe ao certo porque no rótulo do uísque JACK DANIELS está escrito (Old No. sete Brand). Muitos dizem que o místico número 7 significa que somente na sétima tentativa de misturas, Jack conseguiu chegar à fórmula perfeita de elaboração de seu uísque. Muitos ainda dizem que quando Mr. Jack participou dos campeonatos de bebidas de 1904 e 1905, era o sétimo inscrito e consagrou-se campeão nas duas vezes. Por isso, como as pessoas perguntavam pelo senhor do barril número sete, ele resolveu inserir o número no rótulo. Outra hipótese é que ele tinha uma namorada diferente para cada dia na semana, por isso era chamado de (O velho das sete mulheres). Mas isso são apenas lendas, que na verdade tornam a marca ainda mais atraente diante de seus fanáticos consumidores.

O ritual de fabricação: Atualmente JACK DANIELS utiliza os mais refinados ingredientes naturais na sua fabricação: milho, centeio, malte de cevada e água isenta de ferro. Diferencia-se pelo seu cuidadoso processo de elaboração, destilação e envelhecimento, aliado ao clima muito especial do estado do Tennessee. Com grandes diferenças de temperatura entre inverno e verão, o processo de envelhecimento neste estado americano garante uma grande interação entre o uísque e o barril (de carvalho branco e utilizado uma única vez para envelhecer o uísque), conferindo ao JACK DANIELS um sabor e uma coloração mais amadeirados. A água utilizada na fabricação de vem de um poço localizado em uma caverna de pedras calcaria, na parte externa da destilaria. Desse poço são retirados aproximadamente 3.200 litros de água por minuto o ano todo, à temperatura constante de 13°C.

Esta é a razão pela qual colocaram JACK DANIELS em uma categoria especial: Tennessee Whisky.

EM CONCLUSÃO

Jack Daniels é o segundo uísque mais vendido no mundo em faturamento e volume (são 10 milhões de caixas todos os anos), estando entre as 10 marcas de destilados que mais crescem globalmente com presença em mais de 130 países.

Slogans – Love where you live. (Ame aonde você vive) – There is Nothing Like Jack Daniels Old Time. (Não há nada como Old Time Jack Daniel) – Not subject to change (Não sujeito a alterações)

Referências Bibliográficas: Blog: ninoleerocker Blog: mundo das marcas Site: Jack Daniels Site: Clã do Uísque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *