Saquê O Fermentado Japonês

Saquê

História do Saquê

O saquê é uma bebida milenar com relatos de 710 a 792 d.c.,em Nara capital japonesa da época. Depois da mudança da capital para Kyoto, o fermentado japonês era considerado uma bebida requintada. Nessa época o fermentado era aquecido a 40°C, depois era colocado nas garrafas de cerâmica (tokkuri) e despejados nos copinhos de cerâmica denominados de sakazuki. No século 14 temos o surgimento do koji (Aspergillus Oryzae) a base para fermentar o arroz.

4 Curiosidades

  1. Saquê NÃO é um destilado e sim um fermentado de arroz.
  2. Massu, o copo quadrado, não é comum para se beber, os japoneses usam o sakazuki.
  3. O arroz mais polido e procurado para fazer o saquê é o SAKAMAI.
  4. Para se fazer a bebida premium, por exemplo, utiliza-se o arroz YAMADANISHIKI, o melhor arroz do mundo para a produção de saquê.

Os 8 Tipos de Saquê

  1. Junmai-shu (Standard) – É o fermentado mais puro, com arroz, água e koji, e que não sofre acréscimo de álcool. O arroz é polido de forma que perde a parte externa, conservando menos de 70% do seu volume original.
  2. Honjozo-shu (Standard) – Possui pequena quantidade de álcool etílico destilado, o que melhora o sabor, tornando o fermentado mais suave. O arroz recebe o mesmo tratamento de Junmai-shu.
  3. Tokubetsu (especial) Refere-se geralmente a um polimento superior ao da categoria anterior ou a um tipo especial de arroz ou método de elaboração.
  4. Ginjo-shu (Premium) – O arroz é polido para conservar apenas 60% do seu formato original. Isso diminui a gordura e as proteínas. Além disso, esse saquê é fermentado a uma temperatura baixa por muito tempo. 5
  5. Daiginjo-shu (Super Preminum) – Através do polimento, o arroz perde pelo menos 50% de seu volume original, chegando em alguns casos a perder até 65%. É um tipo de saquê que exige muito trabalho em cada nível do processo.
  6. Namazakê – É o saquê que não é pasteurizado, e deve ser guardado na geladeira. Contém células de levedura vivas e bactérias do processo de fermentação.São melhores consumidos frescos.
  7. Nigori-zakê – Não é filtrado. Bebida leve pode ser frutada.
  8. Futsuu-shu – Conhecido como saquê de mesa, qualquer bebida não premium.

Saquê O Mais Pedido No Casamento

O saquê criou muita popularidade no mundo e no Brasil, é o fermentado certo para o casamento, tendo variações de caipirinhas as famosas saquerinhas. As saquerinhas, são as queridinhas das noivas no casamento. A saquerinha de morango, sem dúvida esta entra as 5 bebidas mais consumidas em um casamento. Por ser um coquetel leve é consumido por todo o evento. E por essa fama criada, o saquê esta cada vez mais presente em eventos, como casamentos, noivados, churrascos e eventos corporativos. Esse fermentado é indispensável a um bom serviço de openbar. E, os bartenders e barmans estão, cada vez mais passando a usá-lo. Hastags: #sake #saque #bartenders #barmans

Tenha O MELHOR OPENBAR EM SEU EVENTO !!! Faça um ORÇAMENTO

Instagram: @drinklandia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *