moscow mule

Moscow Mule O Maior Marketing da Coquetelaria

Moscow Mule e Sua História

Essa história Sobre o Moscow Mule se passa na França precisamente Paris no final da década de 30, a marca de vodka de origem russa, Smirnoff, quase entrou em falência. Apesar da origem russa, a fábrica da Smirnoff ficava na França nessa época. Foi logo depois, em 1941, que John G. Martin, um executivo da área de bebidas, ao saber da notícia, fez uma oferta para tirar a marca do buraco e acertou sua compra por míseros 14 mil dólares. (O Homem entendia de Negócios !!!) Ele foi muito criticado na época ! Já que naquela época tudo que os patriotas americanos menos queriam era tomar uma bebida de origem russa, pelo fato da Guerra.

Ele penou uns anos com a empresa, até que um dia teve uma idéia brilhante enquanto visitava o bar de seu amigo Jack Morgan, o famoso Cock in Bull, em Los Angeles. Jack era dono de uma cervejaria com o mesmo nome do bar, e estava com um estoque parado de Ginger Beer, pois na época os americanos tomavam muita ginger ale (refrigerante) e não eram muito chegados na cerveja de gengibre.

– Minha vodka e sua cerveja estão encalhadas? Pois vamos misturar as duas e criar um coquetel!, pensou John.

Foi com a ajuda do chefe de bar do Cock in Bull, Eric Felton, que saiu a primeira versão do Moscow Mule, adicionando um toque de limão aos dois ingredientes principais. Anúncio da vodka Smirnoff com alusão ao coquetel Moscow Mule. Por coincidências do destino, a namorada de Jack Morgan, Ozaline Schmidt, que tinha herdado uma fábrica de produtos de cobre, estava presente no dia e resolveu entrar junto no negócio, oferecendo suas canecas. Mas o mais interessante ainda está por vir! John Martin ganhou uma máquina fotográfica super moderna pra época, que imprimia fotos na hora, uma (tal) de Polaroid!

Idéia Genial

E John que não para de nos surpreender, teve mais uma idéia genial ! Ele começou a ir nos bares da cidade oferecendo a seguinte proposta aos bartenders: ele os ensinaria a fazer um coquetel novo, que utilizava vodka (a dela no caso), cerveja de gengibre (do amigo Jack) e limão, e que deveria obrigatoriamente ser servido numa caneca de cobre (da namorada de Jack). Ao terminar de ensinar a receita, ele prontamente pedia para tirar uma foto do bartender com a caneca na mão e o mesmo. Ao ver a foto sair de dentro da máquina como num passe de mágica, logicamente ficava deslumbrado. Era nesse momento que John fazia a proposta:

“Eu lhe dou essa foto agora, para você mostrar para seus amigos e familiares, desde que eu possa ficar com uma pra mim”.

E é claro que eles aceitavam com um belo sorriso no rosto! Com essas fotos em mãos John percorreu todos os bares da cidade, oferecendo fazer o mesmo. Foi assim que ele conseguiu popularizar o coquetel Moscow Mule, associando a imagem da caneca de cobre ao coquetel e, consequentemente, aos ingredientes que eles vendiam dentro dele Mas, e a Espuminha ?

A Espuminha

Pois bem, a nossa querida “espuminha” do coquetel Moscow Mule foi criada há poucos anos pelo mixologista brasileiro Marcelo Serrano, na época chefe de bar do Brasserie des Arts, renomado restaurante de São Paulo. Em vez de usar a cerveja de gengibre, ainda rara no Brasil, ele criou uma espuma de gengibre caseira, servida em sifão de chantilly.

Essa nova receita fez tanto sucesso que o coquetel em pouco tempo se tornou o mais pedido e alguns clientes inclusive levavam as canecas de cobre como souvenirs para casa. A Caneca de Cobre é Sucesso, no Seu Evento !!! O Moscow Mule é um coquetel que apesar de ter quase noventa anos, voltou com toda força nessa década, queridinho nos bares mais sofisticados, ganhou popularidade nos casamentos, corporativos, despedidas de solteiros, a eventos corporativos, dentro outros.

O fato é que sua apresentação dispensa comentários. A caneca de cobre e a espuminha são um charme a parte.

MAIS RECEITAS CLIQUE AQUI !!

Moscow Mule Clássico: Receita Clássica (com Ginger Beer)

  • 60ml de vodka
  • 15ml de suco de limão
  • Complete com Ginger Beer em um copo de cobre com bastante gelo

Moscow Mule Drinklandia (com espuma de gengibre)

  • 50 ml de vodka
  • 50 ml de xarope de Gengibre
  • 1/2 limão Taiti
  • Complete com espuma de gengibre
-Receita da espuma de gengibre:
  • 140ml suco de limão siciliano
  • 150ml xarope de gengibre
  • 150ml clara de ovo

Coloque todos os ingredientes em um sifão de chantilly

FAQ

1. o que é o moscow mule e onde ele foi criado?

o moscow mule é um coquetel criado em 1941 nos estados unidos, combinando vodka, ginger beer e limão, servido tradicionalmente em uma caneca de cobre. sua história começa quando john g. martin, dono da smirnoff, se uniu a jack morgan e eric felton para criar uma bebida que ajudasse a vender vodka e cerveja de gengibre que estavam encalhadas. hoje, é um dos drinks mais pedidos quando você contrata um barman para festa em sp.

2. por que o moscow mule é servido em caneca de cobre?

a caneca de cobre entrou na receita por influência de ozaline schmidt, namorada de jack morgan, que herdou uma fábrica de produtos de cobre. além de manter a bebida gelada por mais tempo, a caneca virou um ícone de marketing, associando imediatamente a imagem ao coquetel — algo que um barman para festa em sp sabe explorar muito bem na apresentação.

3. quem criou a famosa espuminha do moscow mule no brasil?

a “espuminha” foi criada pelo mixologista brasileiro marcelo serrano, que substituiu a ginger beer por uma espuma de gengibre feita em sifão de chantilly. essa versão fez enorme sucesso e é hoje a mais pedida em bares e eventos, sendo presença garantida quando se contrata um barman para festa em sp que oferece cardápio de coquetéis diferenciados.

4. qual a diferença entre o moscow mule clássico e o moscow mule com espuma de gengibre?

o clássico leva vodka, limão e ginger beer, servido na caneca de cobre com gelo. já a versão com espuma de gengibre usa vodka, xarope de gengibre, limão e é finalizada com uma espuma cremosa feita no sifão, criando uma apresentação mais sofisticada e que costuma ser um dos destaques preparados por um barman para festa em sp.

5. em quais eventos o moscow mule faz sucesso?

o coquetel é destaque em casamentos, eventos corporativos, festas de aniversário, despedidas de solteiro e bares sofisticados. contratar um barman para festa em sp que saiba fazer esse drink é garantia de sucesso entre os convidados.

6. qual foi a estratégia de marketing que tornou o moscow mule famoso?

john g. martin usou uma câmera polaroid para fotografar bartenders segurando a caneca de cobre, deixando uma foto com eles e guardando outra para promover a bebida. essa ação ajudou a popularizar o drink rapidamente em bares de los angeles — e hoje, em eventos em sp, a imagem da caneca com o drink é um verdadeiro chamariz para quem busca um serviço de barman para festa em sp.

7. como fazer a espuma de gengibre para o moscow mule?

misture 140 ml de suco de limão siciliano, 150 ml de xarope de gengibre e 150 ml de clara de ovo. coloque em um sifão de chantilly e sirva sobre o drink, criando a famosa cobertura cremosa que todo bom barman para festa em sp sabe preparar.

4 comentários em “Moscow Mule O Maior Marketing da Coquetelaria”

  1. Pingback: Drinklandia Bartenders 5 Motivos para Ter um Serviço de Barman

  2. Pingback: COMO FAZER COQUETEL COM GLITTER SEM ERRAR ? -

  3. Pingback: Por Que os Drinks do Oscar São Referência para Barmans de SP? - Drinklandia Bartenders

  4. Pingback: Os 10 coquetéis tendências de 2025 para festas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *