Qual a diferença entre Champanhe, Espumante ou Frisante?
O champanhe é um espumante criado na cidade de Champagne, região do nordeste francês. Somente os espumantes criados na região podem ser chamado de champanhe. Sendo assim:
TODO CHAMPANHE É UM ESPUMANTE, MAS NEM TODO ESPUMANTE É UM CHAMPANHE.
O frisante tem metade de gás carbônico do que os espumantes. E isso faz com que o frisante tenha um valor mais acessível e por ter baixa pressão, sua rolha é feita de plástico.
Quem inventou o Champanhe?
No final do século XVII, o monge beneditino Dom Pérignon, revolucionou o método de fabricação do vinho, mantendo as borbulhas da fermentação no líquido. Ganhou assim o título de criador do champanhe. Já quem teve outra importância significativa para o champanhe, foi Nicole Ponsardim, viúva de François Clicquot, ela desenvolveu uma maneira de retirar o fermento de dentro da garrafa, conhecido como método (remuage), deixando o champanhe límpido.
Curiosidade Sobre o Espumante?
Madame Louise Pommery, foi a pessoa que criou o espumante seco que conhecemos como, Brut até hoje.
Tipos de Espumantes
Nature (Ao Natural): 3 gramas de açúcar/ Litro (Produzidos com Chardonnay e Pinot Noir)
Extra Brut:3,1 a 8 g de açúcar/L (Harmoniza com Queijo maturação média)
Brut: 8,1 a 15 g de açúcar/L (Ideal para Aperol Spritz)
Sec: 15,1 a 20 g de açúcar/L (Harmoniza com Canapé)
Demi Sec: 20 a 60 g de açúcar/L (Harmoniza com queijo cremoso) Doce: > 60 g de açúcar/L (Uva mais comum é a Moscatel e Harmoniza com Chocolate)
Método Charmat e Método Champenoise
A Segunda fermentação é feita…
…No método Charmat com tanques pressurizados (Isobáricos) com autoclaves, tornando-a mais rápida e barata.
…No método Champenoise dentro da garrafa e tem um tempo de maturação, tornando o produto com notas mais complexas e portanto com preço mais elevado. Espumante e Casamento Os espumantes deixam qualquer evento mais luxuoso, seja um casamento, evento corporativo, inauguração, etc. São indispensáveis nos casamentos.
3 Dicas para um Casamento Maravilhoso
1° Dica: Os espumantes Rosé, viraram tendência e estão em alta em muitos casamentos.
2° Dica: A melhor maneira de gelar o espumante é coloca em um balde com gelo. Quantos espumantes devo levar para meu casamento?
3° A dúvida que sempre perseguem os noivos. Quanto devo levar de espumante para o meu casamento? Vamos dar mais, algumas dicas para não faltar nada no seu casamento. Se servir somente espumante o cálculo é 1 Garrafa para cada 1,5 Pessoa. Se seu evento conter um openbar de caipirinha a quantidade de espumante diminui para 1 garrafa para cada 3 pessoas. Obs: É interessante que você conheça o seu público.
Alguns Champanhes Premiados: Moet & Chandon, Veuve Clicquot e Dom Pérignon. Alguns Espumantes Premiados: Garibaldi, Salton e Casa Valduga.
Se Quiser Esses Coquetéis e Outros No Seu Evento FAÇA UM ORÇAMENTO Instagram: @drinklandia Facebook:/drinklandia